Morre importante figura do Talian no Brasil

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Morre figura importante para o Talian no Brasil, Hélio José Oro criador da Revista Talian Brasil e do personagem El Giusepin faleceu vítima de câncer, na madrugada desta terça-feira (04/10/2016), no Hospital Conceição de Porto Alegre.

Ele era natural de Vanini-RS, mas percorreu esse Brasil filmando, registrando e divulgando o TALIAN, proprietário do já extinto site www.talian.net.br onde transmitia programas de rádio em nosso vêneto Brasileiro 24 horas por dia, ultimamente poucas noticias tínhamos dele, o contato era muito difícil e até mesmo as edições da revista que prometia resgatar o passado de nossos imigrantes não circulavam mais.

Em sua página do Facebook ele comunicava no dia 23 de agosto de 2015 que estava chegando "con la careta tirada par na giunta de bo" ( com a carroça puxada por bois) a última edição da revista.

Seu site migrou posteriormente para www.talianbrasil.com.br mas também já não existe mais, e o programa de rádio Talian Brasil nos últimos tempos só iam ao ar nas segundas a noite onde era possível ouvir nessa mesma página do Facebook.

Veja um vídeo produzido por Helio José Oro, ou como ele mesmo se chamava El Giusepin e mate um pouco da saudade, que Deus o Tenha e que esteja la no céu ensinando Talian aos "Angeleti"!



Se alguém tiver alguma informação para contribuir com a postagem por favor comente aqui em baixo no campo dos comentários.



Postagem: Jaciano Eccher

12 comentários:

  1. Bah que perda para a Língua Talian, lamentavel. lembro daquele 09 de Janeiro de 2012 quando estivemos na casa do Jaciano gravando o Hino do Grêmio em Talain, veja no link a seguir.
    http://eloidemar.blogspot.com.br/2013/01/revista-brasil-talian-grava-em-tres.html

    ResponderExcluir
  2. Fiquei surpreso e triste com a morte do caro amigo Hélio José Oro. Esteve aqui em Criciúma SC divulgando a revista Brasil Talian, da qual recebi os primeiros números. Depois não mais ouvi seu nome, nem pude encontrá-lo. Viajou para as "Campinas Eternas". Que Deus o tenha em seu jardim eterno.

    ResponderExcluir

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo