O mundo do TALIAN está de luto mais uma vez. Morre Honório Tonial

terça-feira, 9 de maio de 2017

Com muita tristeza noticiamos com profundo pesar o falecimento de Honório Tonial aos 91 anos de idade na cidade de Erechim-RS, ele era natural de Sananduva mas já vivia com a esposa a muitos anos nessa cidade. Aos 16 anos ele passou a trabalhar como professor particular, posteriormente ingressou no mundo da literatura, tendo inclusive escritos vários livros e dicionários em TALIAN, a língua de imigração falada no Brasil.

Honório nasceu em 28 de março de 1926 em Linha Boa Vista, distrito do atual município de Sananduva, sendo o sétimo em uma família de 14 irmãos. Estudou em um colégio da Linha Veado, em Sananduva, iniciando a carreira de docente como professor particular aos 16 anos de idade.Transferiu-se para a cidade de Caxias do Sul e em 1949 formou-se professor rural em Guaporé. No ano seguinte, assumiu como diretor em uma escola de Nova Prata.

Continue lendo abaixo do vídeo...


Fundou a localidade de Vila Paraíso, em Sananduva, durante a década de 1950 e foi o responsável pela criação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a principal instiuição para auxílio de deficientes intelectuais da região.Em 1963, mudou-se para Erechim e se tornou cordenador rural da 15ª região da Secretaria de Educação e Cultura, formando-se em nível superior em 1967 como professor de português em Passo Fundo.

Iniciou a carreira de locutor de rádio pouco tempo após, tornando-se mais conhecido por ser um dos principais responsáveis pela difusão do idioma talian no país. Foi o autor do dicionário português-talian em 1997. Tornou-se o co-fundador da Assossiassion Virtual Mondial del Talianvéneto, conhecida como Asvirmontave, uma associação referente ao idioma talian, além de ministrar palestras sobre o idioma em território gaúcho.

Foi um dos principais responsáveis pela inclusão do talian no Inventário Nacional da Diversidade Linguística, ao ser reconhecida em novembro de 2014 como uma reconhecidas como referência cultural brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), recebendo votos de congratulações da Câmara de Vereadores de Erechim em março de 2015 pelo feito.

Em 2015, foi agraciado pela prefeitura de Erechim como "Patrono da Feira do Livro" daquele ano realizada no município, aos 89 anos.

Em 1999 recebeu o diploma de professor rural na Escola Normal Rural Imaculada Conceição de Guaporé-RS; Março de 1950, assumiu o cargo de diretor da Escola Rural Rio Branco, Maragatos- Nova Prata-RS;

Foi diretor comercial da Cooperativa Sananduvense de Produtos Suínos, Sananduva-RS; fundador da localidade de: “Vila Paraíso”. Sananduva-RS; diretor da ER de Vila Paraíso, Sananduva-RS.

Foi fundador da APAE de Erechim; fundador da Associação dos Apresentadores de Programas de Rádio Talian do Brasil “ASSAPRORTABRAS” com sede em Erechim; Cofundador e primeiro secretário da Federação das Associações Italianas do norte do RS - “FAINORS”;

Cofundador e Ordenador global virtual da Assossiassion Virtual Mondial del Talanvéneto, junto com Roberto Giovanni Zaniolo, da Italia; Eduardo Montagner, do México; Roberto GiovanniZaniolo (homônimo) da Alemanha; Sebastião Vidal, do Brasil; Consuelo Argelli, da Argentina e Dirce Bortoloto Garcia, dos Estados Unidos;

Professor de Língua Portuguesa em diversos estabelecimentos de ensino de Erechim; Ex-Orientador de Ensino Rural da 15ª Delegacia Regiona de Ensino, com sede em Erechim; Ex-Delegado Regional de Ensino da 15ª Delegacia Regional de Ensino de Erechim;

Foi chefe do Setor Regional da Campanha Nacional de Alimentação escolar na Região Norte do Rio Grande do Sul, com sede em Erechim e abrangência nos então 21 municípios componentes; ministrou o curso da CADES e Concurso de Suficiência em letras, para professor de 2º Grau; foi diretor da escola de Segundo Grau da Barragem do Rio Passo Fundo em Entre Rios do Sul-RS;

Foi também professor de Português no Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando; professor e escritor de Talian Véneto; professor de Letras no Colégio Franciscano São José, professor de Técnicas Agrícolas na Escola Santo Agostinho; de Administração Escolar no curso intensivo para professores da 15ª Delegacia de Ensino. Exerceu atividades em Talian na Rádio Gaurama, Rádio Erechim, Rádio Aratiba. Ministrou cursos de Talian em Erechim, Gaurama, Jacutinga, Ibirubá, no RS e Palma Sola-SC.

Honório Tonial é autor de livros redigidos em Talian:

1. Na Sbranca de Stòrie e Fròtele -1992;
2. Adesso Imparemo – 1995;
3. Pì Fròtele che Stòrie – 1996;
4. Dicionário Português-Talian – 1997;
5. Carìssimo Scoltadori – 1998;
6. Na Sbranca de Stòrie e Fròtele -2ª ed. - 2000;
7. Talian la Nostra Vera Lìngua – 2001;
8. Erechim na Stòria e na Lession – 2001;
9. I Ignoti – 2002;
10. El Novo Abecedário del Talian – 2003 (Prelo)
11. Imparando Talian – 2004 (Prelo)
12. Insegnando Talian -2005 (Prelo)
13. Dissionário Talian – Portoghese – 2005 (Prelo)
14. I Nostri Filò (Prelo)
15. Ma le Bisse (Prelo)
16. Apêndice (Prelo)

Veja o Blog do Talianeto

Postagem: Jaciano Eccher/Site Brasil Talian
Consulta relacionada: Jornal Bom dia e Wikipédia

9 comentários:

  1. "Na vida terrena, todos Nós temos a oportunidade, dada a cada um de nós, por DEUS"
    Cada Ser, durante à Vida construí o seu Barco para navegar nos Oceanos, colocando nele Obras e Sonhos e quando este Barco ancorar; muita gente gostaria de Ver o que tem dentre Dele"
    "HONÓRIO TONIAL, Amigo pessoal do colega Jacir Luiz Grando em Erechim, recebeu o nosso primeiro CD Talian VIVA I NOSTRI TALIANI em sua casa com registro que ficará na História"
    Ontem à noite li a Revista Talian Brasil com a Manchete " Parla! Talian Brasil, Referência Cultural del Brasil com a Foto do Mestre HONÓRIO TONIAL , camisa Azul em seu Livro HONÓRIO TONIAL, CARISSIMI SCOLTADORI, "Come far? TALIAN GUADE REFERENCIA CULTURAL, escrevo em Talian o que Ele escreveu sobre esta frase
    Tanta adorassion a Dio
    Aringrassiar i ani indrio
    La bela Itália la ga capio
    Italiani i è nassesti par lorar
    Alora i risserca um toco de terá
    Na oportunità, sensa guerra
    La mancansa del industrial
    Insònio de piantar um vignal
    Nantro recurso sentimental
    Gente cosi piena del ideal
    Ultima speransa emigrar
    A nantro paese bisogna ndar
    Darghe adio a la terá de nassensa
    E marcar la vita com nova presença
    Ricerver la confusa propaganda
    E assar la apaura de nantra banda
    Far consulte a quei che comanda
    E la mudança poareta pareciar
    Ricever i documenti par viaiar
    E combinar la bona compagnia
    Nassendo el calor dea filantropia
    Che scominsia e no se finisse mia
    I fundamenti de um novo idioma
    A permeter comunicassion bona
    Chel se mescola da cosi lontan
    Um parlar col bel nome de Talian
    Le deventà el spìrito fraterno
    Tesoro de um recordo eterno
    Um strumento´proprio moderno
    Recordarlo lè um dover e um dirito
    A insegnarlo ciaro e anca drito
    Lè, dei nostri antenati, el so parlar !

    "Và com Dio, Amigo e Mestre Honório Tonial"

    ResponderExcluir
  2. "Na vida terrena todos nós temos a oportunidade dada por DEUS, a cada um de Nós"
    "Cada um de Nós, durante toda a Vida construímos um Barco e nele colocamos dentro as nossas Obras feitas com carinho e às vezes com sacrifício mas com Amor"
    "E quando o nosso Barco ancorar, muitos gostaria de ver o que há dentro dele"
    "Eu vi muitas coisas belas e ricas em Cultura Talian, ensinamentos, Amor e muita dedicação para escrever e ensinar o TALIAN às Crianças , aos Jovens e Adultos com seus Livros, Amor com a Família e o Carisma com os Amigos, dentro do Barco que ancorou neste dia 9 de maio de 2017, o Barco de HONÓRIO TONIAL"
    "Eu tive a oportunidade de gravar um CD Talian em parceria com o Jacir Luiz Grando, no ano 2015, com a colaboração do Mestre e Escritor DARCY LOSS LUZZATTO, VIVA I NOSTRI TALIANI , o cd foi entregue ao HONÓRIO TONIAL e Esposa no mesmo ano pelo Amigo Jacir Luiz Grando. Vou sentir muito a ausência aqui na terra deste MESTRE, mas tenho Certeza que lá no Céu, continuamos receber mensagens que vêm do além"
    "Ontem à noite antes de dormi lia a Revista Talian Brasil , uma Matéria escrita pelo Mestre e Escrito Honório Tonial "CARÌSSIMI SCOLTADORI" Come far? TALIAN LINGUA DE REFERÊNCIA CULTURAL"
    Fica aqui o meu muito Obrigado por tudo que este Mestre, Escritor e Amigo fez e nos deixou para continuar a colocar em nosso Barco a Cultura Talian; no Meu Barco levarei sempre o Amigo que partiu hoje para o Céu"
    "Và com Dio"!

    ResponderExcluir

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo