20 de maio dia da imigração italiana no Rio Grande do Sul

terça-feira, 20 de maio de 2014

Apenas em português devido ao tamanho da postagem.

No dia 20 de maio é comemorado no Rio Grande do sul o dia da imigração italiana.
Em 20 de maio de 1875 chegam à primeira légua da Colônia Caxias, as três primeiras famílias imigrantes, oriundas de Olmate, Monza, Milão. Seus nomes: Stefano Crippa, Luigi Sperafico e Tommaso Radaelli. De Nova Palmira, onde se encontravam outros imigrantes, seguiram para Nova Milano, hoje município de Farroupilha. Foram acompanhadas e guiadas pelo índio aculturado Luiz Antônio da Silva Lima e de início abrigaram-se em sua cabana. Como os primeiros imigrantes vieram a Farroupilha-RS é de alguns monumentos desta cidade que hoje vamos falar.

Monumento em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul

A obra foi inaugurada em dezembro de 2005. Por Farroupilha ser Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o monumento estiliza a proa de um navio a vapor, fazendo referência ao meio de transporte utilizado na chegada dos primeiros imigrantes da Itália ao Brasil, instaladas em Farroupilha em 1875. Uma guarita serve como posto de informações durante as festividades do município.
Representa o progresso e a pujança por meio da modernidade na arquitetura e pelo uso de materiais contemporâneos. O aspecto leve conferido pelo vidro azul faz menção à cor do mar e as grandes tempestades que por vezes assolavam as embarcações.
O arco e a guarita estão edificados em concreto, simbolizando a segurança e a solidez que os imigrantes esperavam encontrar na América. Tem acabamento apenas com verniz poliuretano para não comprometer a beleza da plasticidade do concreto. Tem iluminação frontal e lateral nas cores amarelo (simbolizando riqueza), azul (simbolizando o mar) e, no sentido contrário, iluminação na cor rosa, numa referência ao cultivo da uva.
O mastro e cabos fazem menção àqueles dos navios, sendo, porém, em aço com zincagem a fogo, garantindo durabilidade e mantendo a unidade estética da obra. Estão fixados letreiros em aço inox polido indicando o nome da cidade na face voltada para a RS-122 e com a frase “Volte sempre, amigo” na face posterior. Também possui iluminação especial.
O projeto é da arquiteta Marcia Elisa Busetti.

Gondola Veneziana
Praça da Imigração Italiana – Nova Milano – 4º distrito de Farroupilha
Nova Milano, quarto distrito de Farroupilha, abriga o presente do governo italiano dado ao município nas festividades do Centenário da imigração italiana, em 1975.
A gôndola foi totalmente recuperada pela prefeitura e entregue oficialmente à comunidade em abril de 2008, durante o 13º Encontro das Tradições Italianas (Entrai).
Em abrigo especial, está na Praça da Imigração Italiana, em redoma de vidro, evitando que sofra a ação de vândalos e seja exposta às chuvas.
Pesa cerca de mil quilos e tem 11 metros de comprimento. Da mesma forma como o recebimento da gôndola representou uma homenagem a Farroupilha, sua colocação na Praça é uma distinção aos descendentes italianos.

Monumento Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul


Monumento inspirado nas três primeiras famílias de imigrantes italianos que colonizaram a região. Inaugurado em 1975.


Fonte consultada:Prefeitura municipal de Farroupilha-RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo