Apenas em português devido ao tamanho da postagem.
No dia 20 de maio é comemorado no Rio Grande do sul o dia da imigração italiana.
Em 20 de maio de 1875 chegam à primeira légua da Colônia Caxias, as três primeiras famílias imigrantes, oriundas de Olmate, Monza, Milão. Seus nomes: Stefano Crippa, Luigi Sperafico e Tommaso Radaelli. De Nova Palmira, onde se encontravam outros imigrantes, seguiram para Nova Milano, hoje município de Farroupilha. Foram acompanhadas e guiadas pelo índio aculturado Luiz Antônio da Silva Lima e de início abrigaram-se em sua cabana. Como os primeiros imigrantes vieram a Farroupilha-RS é de alguns monumentos desta cidade que hoje vamos falar.
Monumento em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul
Representa o progresso e a pujança por meio da modernidade na arquitetura e pelo uso de materiais contemporâneos. O aspecto leve conferido pelo vidro azul faz menção à cor do mar e as grandes tempestades que por vezes assolavam as embarcações.
O arco e a guarita estão edificados em concreto, simbolizando a segurança e a solidez que os imigrantes esperavam encontrar na América. Tem acabamento apenas com verniz poliuretano para não comprometer a beleza da plasticidade do concreto. Tem iluminação frontal e lateral nas cores amarelo (simbolizando riqueza), azul (simbolizando o mar) e, no sentido contrário, iluminação na cor rosa, numa referência ao cultivo da uva.
O mastro e cabos fazem menção àqueles dos navios, sendo, porém, em aço com zincagem a fogo, garantindo durabilidade e mantendo a unidade estética da obra. Estão fixados letreiros em aço inox polido indicando o nome da cidade na face voltada para a RS-122 e com a frase “Volte sempre, amigo” na face posterior. Também possui iluminação especial.
O projeto é da arquiteta Marcia Elisa Busetti.
Gondola Veneziana
Praça da Imigração Italiana – Nova Milano – 4º distrito de FarroupilhaNova Milano, quarto distrito de Farroupilha, abriga o presente do governo italiano dado ao município nas festividades do Centenário da imigração italiana, em 1975.
A gôndola foi totalmente recuperada pela prefeitura e entregue oficialmente à comunidade em abril de 2008, durante o 13º Encontro das Tradições Italianas (Entrai).
Em abrigo especial, está na Praça da Imigração Italiana, em redoma de vidro, evitando que sofra a ação de vândalos e seja exposta às chuvas.
Pesa cerca de mil quilos e tem 11 metros de comprimento. Da mesma forma como o recebimento da gôndola representou uma homenagem a Farroupilha, sua colocação na Praça é uma distinção aos descendentes italianos.
Monumento Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
Monumento inspirado nas três primeiras famílias de imigrantes italianos que colonizaram a região. Inaugurado em 1975.
Fonte consultada:Prefeitura municipal de Farroupilha-RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.