Cento Stòrie - Um libro de Ivo Gasperin

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Eu fiquei muito feliz nessa tarde de terça-feira, 22 de novembro quando recebi via Correio um envelope contendo dois livros, presente do grande músico Ivo Gasperin do Grupo Ricordi.
O trabalho dele como músico e compositor eu já conheço, quanto ao trabalho como escritor vou conhecer a partir de agora, mas nada mais justo que como forma de agradecimento e na verdade o mínimo que eu poderia fazer seria postar aqui o resumo de um deles, como não li ainda posto abaixo o resumo que se encontra na contra-capa.

Cento Stòrie

Esta coletânea de Ivo Gasperin expressa, de maneira entusiasta e vibrante, o modo de ser e agir dos descendentes de italianos do sul do Brasil.
Com estilo particularíssimo e atento a histórias fantásticas, e de forma reverente e ao mesmo temo cômica que o autor, de maneira implícita e explícita, relata fatos do cotidiano daqueles que cruzaram mares e aqui chegaram para o desbravamento das matas, abertura de clareiras e o plantio de vidas e videiras ao redor das bençãos das capelas em centenas de comunidades.
Os textos retratam a forma exponente de falar, sentir, se comportar, trabalhar e viver de um povo. da vida familiar e comunitária a paz nos cemitérios das colonias.
Nos escritos a tradição oral despojada e bem humorada fica muito clara, enquanto o TALIAN, variante da língua veneta, se sobrepõe a cada entrelinha da obra.
O autor, além de seus méritos intrínsecos, mescla, coleciona histórias de vida e ficção, com riquezas culturais e personagens únicos, trazidos nas bagagens dos imigrantes.
Esse é o segundo livro que vou colocar o resumo
com minhas próprias palavras, assim que
terminar de ler.
 Aqui, temos a oportunidade de ver estampada a coleta de eventos físicos, psíquicos, culturais e regionais, como, o que se pensava e se dizia nas rodas de conversa, no filò, nas repartições, na igreja e  em todos os cantos onde houvesse algum colono italiano.
Um livro de grande valor cultural e trabalho realizado a lúme, dedicado a memória e a aqueles que ainda permanecem com um pé na Itália e outro na realidade de uma região que prosperou através de gerações.
Surge aqui um ícone no que e refere a manutenção, conservação e preservação da nossa cultura.
Obra fidedigna e de interesse público, que retrata gerações nos mais diversos aspectos para que nada seja perdido e sobrevive ao tempo. Esta edição é ainda mais valorizada e realçada por ser um documento literário por excelência no que diz respeito as raízes, hábitos, costumes e tradições italianas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo