Amigos, leitores do Site Brasil Talian e amantes da cultura italiana, estamos apresentando pra vocês o Brasão que representa o Talian no Brasil bem como a descrição do significado de cada imagem. Mas antes vale lembrar que este brasão não é oficial, até a data da publicação dessa matéria ainda não existe um Brasão Oficial do Talian mas o comitê linguístico já está a um bom tempo "mexendo os pauzinhos" para que isso aconteça mas enquanto isso apresentamos a vocês o brasão abaixo que vai muito bem identificar nossa história e nos representar enquanto não tivermos um brasão oficial. Ele foi criado e idealizado por Jaciano Eccher (Ecker) e Deivid Brombatti no no dia 01-01-2018.
Abaixo da imagem a descrição:
Descrição dos significados:
Machado e Enxada:
O machado representa as "picadas feitas pelos nossos antepassados para abrir caminho em meio a mata virgem.
A enxada representa o trabalho desempenhado com tanto amor e coragem pelos imigrantes italianos.
O Navio:
O navio representa a embarcação que trouxe nossos imigrantes bem como esse era o navio que aparecia no panfleto original que era o convite para eles virem tentar a sorte aqui no Brasil.
Os imigrantes:
Os imigrantes da imagem retrata a sua própria vida; simples mas honrada, o homem carrega consigo a enxada e a mulher uma criança.
A igreja e o Moinho:
A igreja representa a fé dos nossos bisnonos, a devoção a igreja católica.
O moinho representa o próprio sustento das famílias que geralmente era de pouco luxo mas revigorante e nunca faltava a polenta.
Primeiro de tudo eram construídas as igrejas e os moinhos e em torno disso as comunidades foram se desenvolvendo e posteriormente viraram cidades!
Não existia progresso nas comunidades italianas se não existissem igrejas e moinhos.
A vinha:
A vinha do brasão representa exatamente os vinhais responsáveis não só pelos momentos de festa e por estar sempre presente na mesa dos italianos mas também pelo progresso que isso representou principalmente na Serra Gaúcha.
Os parreirais foram e ainda são a principal fonte de renda e desenvolvimento na região da serra gaúcha no Rio Grande do Sul.
Mas quase toda casa de italiano tinha pelo menos um pequeno parreiral para o próprio consumo.
O Milho e o Trigo:
Em uma mesma imagem temos o milho responsável pela polenta, principal fonte de alimentação dos italianos e também o trigo que posteriormente era feita a farinha usada para fazer o pão de forno, as massas, o gnoc e outros.
Se você prestar bem atenção vai perceber que as folhas da planta ao lado são folhas de milho porém o que pode ser interpretado como pendão do milho também pode se ver perfeitamente três (3) lindos caixos de trigo.
Por último temos os dizeres:
Talian: Una léngoa, una stòria, un pòpolo. Que significa: Talian, uma língua, uma história, um povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.