Dopo de mila chilòmetri in màrcia a piè, quando che í bravi sopraviventi i gaveva suportà tanto castigo sensa dir gnente, alora el clima ga cambià e la neve ga scominsia a sderfarse co`l spuntar del sol dela primavera e se sentiva nte l`ária un legero profumo fioral, alora i ga ricevesto la òrdine de fermarse, l`éra i primi giorni del mese de abrile quando i ga inbarca nel tren con destin a l `Itália par percorer i ùltimi chilòmetri. De quei cento mila Alpini che`i gaveva partisto d`Itália nel outuno de 42, meno de ciquemila ga ritornà casa nel mese de abrile de 43 e questa tragédia l`é più granda che quela vivesta par el grando esèrsito de Napoleão Bonaparte nel sècolo disnove.
Cossì l`é stata l` epopea, el testimònio eloquente de braura, sangue e onor dei soldati Alpini d`Itália in combatimento ntei campi dela Rùssia, ntela seconda guera mondial.
Ademar Lizot
OBS...Risserca fondamentà nel libro “Centomila Gavette de Ghiaccio” de Giulio Bedeschi
(Trad..)
Cem mil Alpinos
No outono de 1942, quando o mundo estava em guerra a mais cruel de todos os tempos, cem mil soldados das divisões Alpinas “Jùlia, Tridentina e Cuneese”, em sua maioria jovens filhos das sete províncias Venetas, partiram para lutar na distante Rússia. O seu destino final era as montanhas do Cáucaso, porem depois de chegados, foram desdobrados em frente ao rio Don, para fazer o enfrentamento dos tanques de Stalingrado do exército Soviético. A batalha começou no mês de dezembro daquele ano, quando em pleno inverno o exército Russo quebrou o cerco a cidade de Stalingrado e depois com uma bravura jamais vista derrotou o exército Alemão e antes do final daquele ano partiu com uma força invencível para fazer a libertação de sua Pátria dos exércitos inimigos. Assim começou também a luta com o exército Italiano que fazia a guarnição da retaguarda do exército da Alemanha. Porem foi uma luta desigual pois os soldados Italianos estavam mal armados e depois de 4 dias de uma batalha brutal, as forças Italianas começaram a debandar dos campos de batalha, . sem transporte, sempre sob continuo combate dos soldados Soviéticos e sob uma temperatura que oscilava entre 30 e 40 graus abaixo de zero. Os soldados Italianos foram abandonados ao rigor do inverno e também a fatalidade de uma guerra perdida.para em retirada caminhar centenas de km em marcha a pé por sobre a neve, com poucos mantimentos, mal armados,
A retirada era em direção ao oeste, em direção a Itália, distante mais de mil km e nesta epopeia eles conheceram a fome, o cansaço, a ameaça do tifo e também a dor pela perda dos companheiros tombados em combate. Estes bravos caminharam até o exaurimento, com olhos de desespero e o que restou dos orgulhosos regimentos Alpinos foi um agrupamento de esqueletos ambulantes arrasados sob o clima inclemente. Todavia, aqueles homens caminharam levando dobrado junto ao peito, os estandartes das divisões Alpinas. Daqueles 100 mil que haviam partido no outono de 1942, menos de 5 mil retornaram no mês de abril de 1943 e esta tragédia foi maior que aquela vivida pelo grande exército de Napoleão Bonaparte no século 18.
Depois de mais de 1000 km percorridos em caminhada, quando o clima mudou e a neve começou a derreter sob o sol da primavera, aquele bravos sobreviventes receberam a ordem de parar. Era o mês de abril de 1943 quando embarcaram no trem para percorrer os últimos km.
Esta foi a epopeia, o testemunho eloquente de bravura, sangue e honra que soldados alpinos Italianos deram nos campos de batalhas da Rússia, na segunda guerra mundial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.