Vin del Ciodo - Origem da expressão

quarta-feira, 15 de junho de 2022

 


Em debate dias atrás no grupo da Assodita no whatsapp  José Mezzarollo fez uma pergunta inteligente.

O que significa "vin del ciodo"? Qual a origem dessa expressão que se tornou popular entre os descendentes de italianos?

A discussão gerou um debate interessante

Bom existem algumas versões um pouco parecidas para a origem da expressão "vin del ciodo", que literalmente significa "vinho do prego".

Inicialmente uma teoria que consensualmente foi descartada é de que quando um barril de vinho está indo pro fim, o vinho fica mais ácido a cada vez, em alguns casos chega a virar vinagre, então por ser ruim de engolir desce na garganta "rasgando como um prego". Essa teoria não faz muito sentido já que hoje em dia a expressão "vin del ciodo" é associada a algo bom.

Uma segunda teoria foi trazida por Jonas Zaltron diz que:

Existia um vendedor de vinhos que costumava enganar seus compradores adicionando água a mercadoria. Porém ele tinha pendurado em um prego um garrafão para seu consumo próprio, esse era puro. Então as pessoas que conheciam a falcatrua do vendedor quando chegavam pra comprar diziam, quero vinho mas quero aquele do prego, mi vui vin, ma quel del ciodo.

A terceira e mais aceitável teoria tem algumas pequenas alterações dependendo de quem conta mas segundo Egar Maróstica, humorista do Talian, confirmado por Antonio Pasin e outras pessoas, a origem dessa expressão seria:

Existia uma família de italianos onde o nono que era muito avarento e enquanto não viesse a primeira geada do ano ele não deixava abrir o barril, seu filho o respeitava muito e mesmo não tendo mais vinho não abria a nova pipa (barril). Porém morava junto com a família dois netos do patriarca, que na flor da idade não gostavam da ideia de ficar sem vinho, então para não retirar o vinho como normalmente se retira, através da "spina", um tipo de torneira de madeira, fizeram um furo atrás do barril com um prego. Eles retiravam o vinho e voltavam a fechar o buraco com o prego.

Aí se perguntavam: 

   - Você já foi no prego? 

   - Sim!

   - Bom! Daqui a pouco também vou.

Dizem que tudo o que é proibido ou escondido tende a ser mais gostoso não é verdade? Então faz sentido dizer que o melhor vinho é aquele do prego, em meio vin, ze quel del ciodo.


Ouça o áudio que o próprio Maróstica conta em talian:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo