Perìodo dela racolta del lin e del cànego - Par Ennio Zecchin

quinta-feira, 14 de julho de 2022

 


Perìodo dela racolta del lin e del cànego

Testo envià da Ennio Zecchin

In Itàlia sti ani in drio ntel perìodo de giugno e luio zera tempo dela racolta del *lin e del **cànego anca ciamà cànevo o in italiano canapa (cànapa).

El lin ze una spèssie de erba che se racoglie ntel stesso perìodo del formento o al riso. El zera taià e dopo se dassava un per de giorni par far la ***màsara, o sia, se dasseva in moio rento àqua par diventar pi mòrbio, dopo se lighea e se pichea par sugar in pìcoli fagoti. Lo stesso processo zera fato col cànego.

Dopo de dassar in màsara par un per de giorni, rento un fosso con àqua corente e con un peso sora parvia che i faghoti restesse sempre in fondo, se cavea fora par sugar. Dopo de sugar se boiea, se sgarbea, se petinea e dopo se masnea con la ****gràmola, una màchina fata aposta par sto laoro.

El lin par esser pi fisso se sgarbea con una taola grande con tanti ciodi impiantadi in fila come un gran pètene. 


Período de colheita do linho e da cannabis

Na Itália antigamente nos meses de junho e julho era tempo de colher linho e cannabis

O linho, é uma planta que se colhe no mesmo período do trigo, ou arroz. Eles eram colhidos e posteriormente deixados de molho para ficarem mais resistentes, depois eram amarrados em pequenos feixes e pendurados para secar. O mesmo acontecia com a cannabis.

Depois de deixar de molho por alguns dias dentro de uma fonte com água corrente, e com um peso sobre os feixes para que os mesmos ficassem sempre submersos, eram retirados da água para secar. Depois de secos eram fervidos, desembaraçados, "penteados" e depois prensados na gràmola, uma máquina rudimentar feita para isso.

O linho por ser mais espesso era desembaraçado em uma tábua grande com vários pregos enfileirados formando um grande pente. 


* Lin - Linho, o que aparece na primeira imagem.

Lino
Linho




** Cànego - Também chamado cànevo ou do italiano canapa. É da família da cannabis, a planta da maconha, mais propriamente a cannabis sativa, ela era utilizada na fabricação de tecidos, suas sementes eram fornecidas aos pássaros e aves. O tecido feito através de sua fibra era muito duradouro. Conversando com um amigo da Itália, ele disse que tem um lençol da fibra da cannabis pela sua bisavó e já tem mais de 150 anos, isso mostra a resistência da fibra.

***Màsara [mázara] - Deixar algo de molho. Sinônimos maserar, dassar in àqua.

****Imagem da Gràmola

Gràmola
Gràmola



Cannabis sativa - Cànego

Tecido feito com Cannabis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo