Brasão do Talian

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Amigos, leitores do Site Brasil Talian e amantes da cultura italiana, estamos apresentando pra vocês o Brasão que representa o Talian no Brasil bem como a descrição do significado de cada imagem. Mas antes vale lembrar que este brasão não é oficial, até a data da publicação dessa matéria ainda não existe um Brasão Oficial do Talian mas o comitê linguístico já está a um bom tempo "mexendo os pauzinhos" para que isso aconteça mas enquanto isso apresentamos a vocês o brasão abaixo que vai muito bem identificar nossa história e nos representar enquanto não tivermos um brasão oficial. Ele foi criado e idealizado por Jaciano Eccher (Ecker) e Deivid Brombatti no no dia 01-01-2018.
Abaixo da imagem a descrição:


Descrição dos significados:
Machado e Enxada:

O machado representa as "picadas feitas pelos nossos antepassados para abrir caminho em meio a mata virgem.

A enxada representa o trabalho desempenhado com tanto amor e coragem pelos imigrantes italianos.



O Navio:

O navio representa a embarcação que trouxe nossos imigrantes bem como esse era o navio que aparecia no panfleto original que era o convite para eles virem tentar a sorte aqui no Brasil.





Os imigrantes:

Os imigrantes da imagem retrata a sua própria vida; simples mas honrada, o homem carrega consigo a enxada e a mulher uma criança.




 A igreja e o Moinho:

A igreja representa a fé dos nossos bisnonos, a devoção a igreja católica.

O moinho representa o próprio sustento das famílias que geralmente era de pouco luxo mas revigorante e nunca faltava a polenta.

Primeiro de tudo eram construídas as igrejas e os moinhos e em torno disso as comunidades foram se desenvolvendo e posteriormente viraram cidades!
Não existia progresso nas comunidades italianas se não existissem igrejas e moinhos.

A vinha:

A vinha do brasão representa exatamente os vinhais responsáveis não só pelos momentos de festa e por estar sempre presente na mesa dos italianos mas também pelo progresso que isso representou principalmente na Serra Gaúcha.

Os parreirais foram e ainda são a principal fonte de renda e desenvolvimento na região da serra gaúcha no Rio Grande do Sul.

Mas quase toda casa de italiano tinha pelo menos um pequeno parreiral para o próprio consumo.


O Milho e o Trigo:

Em uma mesma imagem temos o milho responsável pela polenta, principal fonte de alimentação dos italianos e também o trigo que posteriormente era feita a farinha usada para fazer o pão de forno, as massas, o gnoc e outros.

Se você prestar bem atenção vai perceber que as folhas da planta ao lado são folhas de milho porém o que pode ser interpretado como pendão do milho também pode se ver perfeitamente três (3) lindos caixos de trigo.


Por último temos os dizeres:

Talian: Una léngoa, una stòria, un pòpolo. Que significa: Talian, uma língua, uma história, um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo