Pagine

Clique para entrar

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

I ENCONTRO INTERNACIONAL DA FAMÍLIA MANFRIN

Nos dias 09, 10 e 11 de janeiro de 2015, na cidade de Manfrinópolis, PR, a família Manfrin se reunirá para o I Encontro Internacional da Família Manfrin. O encontro tem por objetivo registrar a história da família Manfrin para honrar seus antepassados que vieram da Itália e confraternizar com as novas gerações. No encontro também haverá um festival de músicas italianas com cantores da família Manfrin, a qual possui muitos artistas. A família Manfrin é originária da região do Vêneto, situada no norte da Itália.
Domenico Manfrin, nascido em 14.3.1842 na cidade de Sarego, Itália, casou-se com Maria Bertoldo. Partiram da Itália pelo Porto de Gênova e chegaram ao Rio de Janeiro em 15.12.1883 no Vapor Scrivia. Prosseguiram viagem do Rio de Janeiro até chegar ao porto de Rio Grande no Rio Grande do Sul. Dali, por vias fluviais, subiram a Lagoa dos Patos até Porto Alegre e, depois, seguiram pelo Rio Jacuí. Chegaram a Cachoeira, e deste trecho em diante, com carretas de bois, partiram rumo a Silveira Martins, RS. Encontraram parentes em Vale Vêneto, hoje Distrito do município de São João do Polêsine, RS. Em Nova Palma, no dia 25.12.1885, Domenico Manfrin reservou o lote nº 37 do Núcleo Soturno, na antiga colônia italiana de Silveira Martins, próxima a Santa Maria, para criar seus filhos. Domenico e Maria tiveram seis filhos: Massimo, Giovanni, Ricardo Beniamino, Tereza, Severino e Eduardo. Ao nascer o filho Severino, a mãe Maria faleceu no parto. Domenico então casa-se com Santa Bertoldo, irmã de Maria, em 4.10.1878. Santa Bertoldo faleceu em 25.9.1898 sem deixar filhos. Então Domenico casa-se pela terceira vez com a viúva Tereza Bellini, da qual se separou. Por volta de 1912 mudou-se para a região de Passo Fundo onde faleceu.
O Centro de Pesquisas Genealógicas de Nova Palma (CPG), inaugurado em 1984 por ocasião do Centenário de Colonização italiana na região da Quarta Colônia, guarda uma grande variedade de dados históricos sobre a família Manfrin, como histórias, fotos e genealogias. Além do sobrenome Manfrin, o Centro, criado pelo pesquisador Pe. Luizinho Sponchiado, também possui o registro de outros 1634 sobrenomes italianos.
De Nova Palma, alguns Manfrin se mudaram para a Linha Sete de Setembro na localidade de Barril, hoje Frederico Westphalen, RS. Nessa localidade os Manfrin tinham coral e cantavam tanto nas Missas quanto nas festas da comunidade. Por isso, ainda em 1954, quando Coadjutor de Barril, Pe. Luizinho Sponchiado colecionou junto aos afamados cantores Manfrin, na Linha Sete de Setembro, diversas canções do folclore italiano.
De Frederico Westphalen alguns Manfrin se mudaram para Maravilha, SC, depois para a região do Sudoeste do Paraná para cidades como Santo Antônio do Sudoeste e Manfrinópolis. O município de Manfrinópolis foi criado por Moisés Manfrin nascido em 07 de agosto de 1930 em Júlio de Castilhos, RS, filho de José Manfrin nascido em 09 de julho de 1897 em Nova Palma, RS, e de Páscoa Bellé nascida em 06 de janeiro de 1897, também em Nova Palma, RS. Moisés Manfrin é neto de Giovanni Manfrin nascido em 22 de fevereiro de 1870 na cidade de Sarego, Província de Vicenza, região do Vêneto, norte da Itália. O Município de Manfrinópolis nunca foi distrito e teve seu nome alterado de Encantilhado para Manfrinópolis quando o município foi criado através da Lei Estadual nº 11.261 de 21 de dezembro de 1995, sancionada pelo Governador Jaime Lerner, com território desmembrado do município de Salgado Filho. A instalação deu-se em 1º de janeiro de 1997.
Atualmente, no Brasil, a família Manfrin tem aproximadamente 10 mil membros e na Itália aproximadamente 5 mil membros. No Brasil, os Manfrin encontram-se em quase todos os Estados brasileiros, principalmente no Sul e no Estado de São Paulo. Por ocasião do Encontro da família Manfrin também será lançada a primeira edição do livro da família Manfrin, que está sendo organizado pela historiadora Taís Manfrin Vaz. Visite o site da família Manfrin : www.manfrinopolis.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.