A imigração italiana em Urussanga -SC:A trajetória da família De Bona Sartor

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Fotografia com vista parcial da Praça Anita Garibaldi e Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Urussanga, primeira metade do século XX.
Este artigo propõe uma contextualização histórica da imigração italiana para Urussanga, SC, través da análise da trajetória da família de Bona Sartor, oriunda da província de Belluno, Itália. O período analisado corresponde ao século XIX, com a crise socioeconômica e a grande emigração italiana, e à primeira metade do século XX, com o estabelecimento e os costumes da família de Matteo e Domenica de Bona Sartor em Urussanga. Para recompor essa trajetória, foram utilizadas diversas fontes, como registros de nascimento, matrimônio e óbito, históricos familiares, árvores genealógicas, fotografias, entrevistas e dados antropológicos. Redescobrir a história de vida dos antepassados pode ser uma estratégia para compreendermos nossa própria evolução enquanto sujeitos sociais. Os estudos genealógicos e sobre os costumes do passado revelam adaptações e inovações nas dinâmicas familiares, podendo nos legar inspiração para buscarmos melhores condições de vida.


Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.


Por Gil Karlos Ferri - Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, campus Florianópolis, SC. Mestrando em História na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Chapecó, SC. E-mail: gilferri@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo