Imagens da imigração italiana no RS (Festa da Família Tonello)

quarta-feira, 8 de junho de 2016

A festa já aconteceu ainda em 2005 mas navegando pela internet vi essas imagens que me chamaram atenção e resolvi compartilhar com nossos leitores, peço licença ao site da Família Tonello, por "raptar" as imagens mas não resisti.
O evento aconteceu em Nova Pádua, um pequeno município de colonização italiana e com pouco mais de 2.500 habitantes no Vale do Rio das Antas, na Serra Gaúcha. Seu nome é uma homenagem à cidade italiana de Pádua.

Mas como as imagens me chamaram atenção vamos falar hoje sobre a imigração, a herança que os italianos trouxeram para o Rio Grande do Sul.

A colonização da região iniciou-se em 1886, com a chegada de imigrantes italianos do Vêneto. No início daquele ano, sete famílias chegaram ao Rio Grande do Sul para habitar a 16ª Légua do Campo dos Bugres, hoje Nova Pádua. Em 1890, alguns imigrantes que fugiam da miséria chegaram a estas terras vindos de várias cidades da pátria-mãe.

Em Nova Pádua, a cultura herdada dos imigrantes italianos é preservada. Herdaram a maneira de trabalhar com a terra, a garra, a religiosidade, a hospitalidade e o dialeto vêneto, o qual é praticamente, hoje, falado constantemente em todas as famílias. As festas típicas coloniais, realizadas nas capelas do interior, rurais, apresentam a farta gastronomia, regadas por um bom vinho e jogos de bochas, carteado e a "mora", também herdados pelos agrimensores.

Clique nas imagens para ver em tamanho grande.
Postado por Jaciano Eccher

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo